segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vamos aprender a escrever...huahauhau

Entao...antes de todas aquelas minhas promessas de vim atualizar o blog e colocar trocentas fotos...uahuahau...fica ai um post informativo...eu, desatualizada total...hauhau, nao estava sabendo da reforma na lingua portuguesa...MAS nada como ter, no Brasil, amigos intelectuais q nos deixam informados atraves do seu blog=) (www.oblogdogermano.blogspot.com). Thanks Germano. Tratei de ir atras das regras pra nao voltar pro Brasil escrevendo tao pessimo ne? Alem de esquecer palavras em portugues (gente nao eh brincadeira...acontece mesmo) misturar portugues com ingles, ainda errar os acentos...ai complica...hauhauhau. Ai vao as regras entao:

O que muda com a reforma da língua portuguesa


da Folha de S.Paulo
As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.

HÍFEN

Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem



Bom...pelo menos meu blog tera menos erros de acentuacao...hahahaha

Ps: Falando serio...aos q se interessam por minha opiniao...acho tudo isso totalmente desnecessario...tanta coisa mais inteligente(se eh q vc me entende) pra se preocupar...olha o rebulico q isso vai dar nas escolas...e com pessoas q estao prestes a fazer vestibular e q se desesperam com a tal da redacao...well, whatever...os especialistas muito bem cheios do conhecimento...decidiram mudar,,,e mais uma vez, no nosso jeitinho brasileiro de ser....TEM QUE SE ADAPTAR!

Volto...prometo q volto...rsrsr

3 comentários:

Germano Ribeiro disse...

Oba! Só assim alguém acessa meu blog! rsrs

Só não precisava do "intelectual". Vão achar propaganda enganosa!

Anônimo disse...

q gente mais besta querer mudar isso a essa altura....qm ta no colegio agora se ferra..e os professores coitados ate se adaptarem.....funcao....caco de brasil mesmo, vao gasta dinheiro com outra coisa mais inteligente......QUE REVOLTA!
isso q eu chamo de ignorancia..e isso ai meu povo,votem no lula haahahahahaahaha
fe

Anônimo disse...

Aprendi muito