quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Americana ou Brasileira???

Acompanho o blog de uma americana q foi morar no Rio de Janeiro...agora ela ja voltou para os EUA, com o namorado brasileiro...rsrs. Enfim...AMEI o post dela sobre o q eh ser brasileiro...como eles diriam aqui...she got it!:

Complicado
Depois de morar no Brasil, eu me sinto brasileira.

Sei que os militantes vão pirar ao ler isto, mas é a verdade. Para qualquer expatriota que mora por bastante tempo em outro país, é facil chegar a sentir como um cidadão desse lugar. Mas é essencial ter uma experiência "normal," ou seja, viver como uma pessoa desse país vive.

Depois de morar como estudante em três outros países, não me sinto espanhola, nem dominicana, e especialmente não argentina. Mas o meu amor para esses três lugares é muito mais puro e simples do que meu amor para o Brasil. Morei na Espanha, na Republica Dominicana e na Argentina em uma situação privilegiada, em uma realidade suspensa, parecida com a vida de uma estudante local mas sem o peso da responsibilidade adulta, que é vital para entender um pais. É certo que minha experiência no Brasil não é completamente autêntica, mas ao viver as mesmas tramas no dia-a-dia (e as maiores e mais complexas), cheguei a ter um entendimento muito mais profundo dos brasileiros.

A minha relação com o Brasil é complicada, como a de uma brasileira nata. Não é que a minha identidade americana seja simples; e não é. Mas morar no Brasil me deu uma perspectiva muito mais clara de como é ser americana, enquanto aprendi como é ser brasileira.

Ser brasileira é ter uma linha muito fina entre o amor e o ódio pela pátria, sentir o puxão entre o patriotismo cego e a desilusão total. Ser brasileira é negar os males enquanto reclama deles. Ser brasileira é colocar mais fé no futebol do que na política. Ser brasileira é ficar acima do muro enquanto joga pedras. Ser brasileira é sempre ser e ter filha, tia, prima, sobrinha, mãe. Ser brasileira é amar sem fim, ainda se doer. Ser brasileira é nunca estar sozinha.

Ser brasileira é escolher entre tampando os olhos ou deixando-os bem abertos. Ser brasileira é encolher os ombros para o seu dia progredir, para você sobreviver. Ser brasileira é rir para não chorar. Ser brasileira é suprimir à vergonha para fortalecer o orgulho. Ser brasileira é ter felicidade na superficie para esmagar a tristeza, empurrar ela mais para dentro e tentar esquecer dela. Ser brasileira é convencer-se sentir livre de problemas, para ficar leve apesar de carregar um peso nos ombros. Ser brasileira é trabalhar para viver, para realizar a prazer e lazer de estar vivo. Ser brasileira é comemorar o grande presente da vida enquanto enfrenta às piores maldições dos homens.

Ser brasileira é uma contradição.

Nenhum comentário: